O Restaurante
Barnabé: forjado na cultura tradicional nordestina
A cultural tradicional não tem dono, somos apenas seus divulgadores e orgulhosos mantenedores, não a criamos, a herdamos.
Em São Paulo, Seu João e Dona Terezinha, trabalhavam com a culinária nordestina cotidianamente. Em períodos mais prolongados como empregados, como foi o caso, quando trabalham com seu primo José de Almeida na Vila Medeiros, onde hoje é o Mocotó, e posteriormente donos dos seus próprios comércios, na zona norte e leste de São Paulo. Na verdade, pequenos comércios, mas de tradição nordestina, que garantiram uma vida simples, porém digna.
No início, na sua inauguração, o Barnabé não tinha funcionários, os amigos e familiares foram a força de trabalho voluntário para sua iniciação na gastronomia paulistana. Na cozinha estavam trabalhando o Seu João e a Dona Terezinha, dupla de sucesso com certeza. Os pratos típicos logo foram aceitos e apreciados pelos clientes. Era uma dupla de cozinheiros tradicionais e sabiam muito bem o que estavam fazendo, pois sempre o fizeram para sua própria subsistência, lá no sertão nordestino.
Destaque na gastronomia da cidade de São Paulo
Com o passar dos anos o Barnabé vem a ocupar um lugar de destaque na gastronomia da cidade de São Paulo.
Atualmente, no comando da cozinha temos a Chef Juceli Oliveira, que é irmã da Dona Terezinha, e que viveu com ela e seu João todo esse percurso cultural e de vida.
A Chef traz consigo os conhecimentos técnicos que se fazem necessários para comandar uma cozinha do porte do Barnabé, mas não deixou de lado a sua tradicionalidade nordestina.
Nossas Raízes
O nome Barnabé, nos remete a uma caatinga de natureza bruta, no sertão do nordeste brasileiro. Esse nome mexe com o nosso imaginário e seus ricos personagens, os vaqueiros e roceiros na vida cotidiana contra a seca.
É fruto de lembranças da primeira infância de um nordestino que em tenra idade veio morar em São Paulo e que anos mais tarde em conjunto com seu sócio
fundaram o Barnabé.
Barnabé, aqui é imaginado como o homem do sertão, esteja onde esse sertão estivar. O caipira, o caiçara, o potiguar, o gaúcho entre todos os tipos humanos que vivem na vida da roça.
Ser tão Barnabé é sertão brasileiro.
Espia as avaliações dos nossos clientes no Google e vê o que eles dizem da gente!
Chef Juceli
Atualmente, no comando da cozinha temos a Chef Juceli Oliveira que viveu todo esse percurso cultural e de vida no sertão. A Chef traz consigo os conhecimentos técnicos que se fazem necessários para comandar uma cozinha do porte do Barnabé, mas não deixou de lado a sua tradicionalidade nordestina. Esse “de comê”, ela aprendeu a apreciar em sua infância e a cozinhar em sua adolescência, lá na fazenda Boa Esperança, que pertencia aos seus pais, e que ficava em Lagoa do Cercado, no município de Sanharó em Pernambuco. Também ela é filha da tradição.
Formou-se com muito gosto na Universidade Anhembi Morumbi
Fotos do Local
Desde eventos especiais até um almoço típico nordestino, cada detalhe foi pensado para criar momentos inesquecíveis. Explore nosso ambiente!